Há uma série de regras num curso. Nunca é demais voltar a lembrar estas pequenas regras de mergulho que nos podem salvar a vida, eventualmente.
1
A primeira e uma das mais importantes é não tocar em nada. Absolutamente nada. Para além de haver peixes e corais venenosos, há a grande probabilidade de cortes fundos. Há a presença de peixes camuflados, que muito dificilmente os conseguimos ver. E normalmente escolhem os sítios mais estranhos para pousarem, como se não tivessem medo de serem tocados. Alguns escondem-se debaixo da areia e ficam apenas à espera que um peixe passe para os comer, ficando apenas com o espigões de fora.
2
Regra de ouro: nunca subir à superfície sem fazer a paragem de segurança. O ar que respiramos debaixo de água, acumula-se como bolhas de uma garrafa de coca-cola quando a abanamos e se abrirmos à pressa, temos um banho de coca-cola. Aqui é igual, se subirmos depressa, as pequenas bolhas vão diretamente para o cérebro e as consequências disso podem ser fatais.
3
Nunca mergulhar sozinho. Há uma euforia criada pelo consumo da mistura de ar da garrafa que facilmente nos leva a tomar decisões perigosas e por a nossa vida em risco. Arranjar um parceiro para nos aventurarmos debaixo de água, é essencial. Não interessa se nos conhecemos ou não, acredita que se estão a mergulhar, têm muita coisa em comum.
4
Respeitar e conhecer os teus limites. Isto leva tempo, obviamente. Só depois de alguns mergulhos é que o nosso eu mergulhador se revela. É preciso perceber a velocidade do consumo de ar, a nossa capacidade respiratória em situações mais stressantes, a condição física para nadar contra a corrente. Faz uma análise durante os teus mergulhos para te ficares a conhecer um pouco melhor.
5
Tem sempre um olho nos peixes e outro no computador de mergulho! É muito fácil distrairmo-nos com um peixe e de repente estamos a 30 metros de profundidade, consumimos demasiado ar e agora não temos ar suficiente para fazermos a paragem (ou paragens) de segurança.
Nos cursos de mergulho aprendes muito mais regras de mergulho do que o que nós estamos a contar aqui. Se quiseres saber onde podes tirar um curso de mergulho barato, vê o nosso artigo sobre esse assunto.
Para nos ficares a conhecer melhor, segue-nos no Instagram e inspira-te nos nossos vídeos do YouTube!
Se queres saber mais sobre nós, clica aqui.