Sobre N贸s

Mong贸lia

Abril 2016

Viva os mongoloides!! 聽馃檪

Depois de dar os 煤ltimos recados, de fazer as 煤ltimas chamadas e enviar os 煤ltimos mails, entramos no avi茫o da Lufthansa, rumo a Frankfurt.
Esfomeados, como sempre, ansi谩vamos pela comida que nos iam dar e qual foi o nosso desgosto ao ver uma sandes de peru ou uma sandes de queijo para escolher. Para n茫o ser um “pecado” muito grande (vou fazer um esfor莽o por s贸 fazer asneiras quando n茫o tiver outra hip贸tese ou simplesmente n茫o resistir), l谩 escolhi a de peru. Quase chorei quando ao dar a primeira dentada sinto imediatamente o sabor de pepino!! ODEIO PEPINO!! L谩 fiz o sacrif铆cio de comer aquilo, com o est么mago a roncar e com a cabe莽a no Sushi Passion que tinha visto ao lado da porta de embarque! Pode ser que no pr贸ximo voo nos deem alguma coisa melhorzinha鈥

O pr贸ximo voo ser谩 o nosso voo no maior avi茫o que existe! Um A380!
O Di est谩 emocionad铆ssimo (parece uma crian莽a a mostrar-me os pormenores todos do avi茫o e mostrar que sabe imenso sobre o assunto) e eu confesso que estou bastante curiosa!

Estamos a apanhar uma grande seca neste voo, onde n茫o h谩 entretenimento a bordo por ser um voo dentro da Europa. No entanto, 3h sem nada para fazer 茅 esgotante! Na minha humilde opini茫o, de quem faz em m茅dia 25 voos por ano, voos com mais de 2h de dura莽茫o deviam ter algum tipo de entretenimento! Uns jogos, uma TV para cada 10 passageiros, umas revistas, jornais鈥 Sei l谩! QUALQUER COISA! Estamos a divertir-nos com jogar 脿 sardinha, cartas, jogos sobre pa铆ses, capitais e bandeiras do mundo e a escrever este texto, enquanto bebericamos um Sprite!

Chegados a Frankfurt tivemos logo a desilus茫o de perceber que afinal n茫o 铆amos voar no maior avi茫o de sempre, mas sim na vers茫o abaixo. O Diogo ficou logo triste e j谩 nem quis tirar fotos ao avi茫o.
Mas um azar nunca vem s贸! No lugar ao meu lado veio um italiano que s贸 sabia falar alto, ocupava o lugar dele e o meu e estava sempre a tocar-me com os bra莽os e as pernas. Come莽o a achar que tenho um s茅rio problema com estranhos a tocarem-me鈥 Fora isso, o voo foi pac铆fico e n茫o custou muito.

Quando chegamos a Pequim, fomos logo trocar dinheiro e fomos logo “roubados”! Trocamos 40鈧 e deram-nos o equivalente a 27鈧!!! Mais de 30% de comiss茫o! Um roubo!! L谩 fomos n贸s almo莽ar, a sentirmo-nos tra铆dos por estes chinocas bandidos!
Agora vamos para o nosso destino, Ulaan Baatar, onde nos v茫o esperar ao aeroporto para nos levarem para o parque natural mongoloide! S贸 espero n茫o congelar at茅 l谩, com 2h30 de viagem num jipe!

Mong贸lia

Mong贸lia, um pa铆s montanhoso e cheio de neve! Pessoas simp谩ticas, sempre a sorrir, humildes e generosas.
Fomos recebidos pelo Bunga, o nosso tour guide que nos levou ao parque nacional e que pelo caminho nos foi explicando alguns dos costumes e way of life dos mong贸is!

Paramos numa pequena montanha onde estava um micro templo budista para desejar boa sorte aos que v茫o passando. Ent茫o, percebemos que para usufruirmos dessa boa sorte, t铆nhamos de dar tr锚s voltas ao templo. L谩 fomos n贸s, eu super aflita para fazer xixi, com uma ventania que cortava a respira莽茫o! Voltamos r谩pido para o jipe para seguir caminho. Da铆 a 20minutos est谩vamos na casa da fam铆lia mongol que nos vai dar guarida por uma noite.
Imaginem um vale rodeado por montanhas castanhas cobertas de neve! C茫es e vacas por todo o lado e n贸s, vestidos at茅 ao pesco莽o, a saltar na neve, a fazer snow angels, a atirar neve um ao outro e o Diogo a fazer slide em cima de um lago congelado!

A fam铆lia que nos deu guarida 茅 super simp谩tica mas n茫o falam ingl锚s! Isso significa – linguagem gestual! Esta noite vamos ficar num “ger”, uma tenda com estrutura em madeira, com recheio de peles, penas e panos, com uma salamandra no centro do quarto para nos aquecer de noite. Come莽amos por mostrar fotos e v铆deos da nossa fam铆lia e amigos e a senhora (a Anna) mostrou 2 谩lbuns da fam铆lia e amigos deles. Ela mostrou-nos como eles cozinham e fez uma esp茅cie de Pho (sopa vietnamita) com batata, ab贸bora, couve branca, cenoura, noodles, carne de vaca e um caldo de carne maravilhoso! Jantamos todos juntos e logo a seguir apareceu um dos filhos dela e um amigo que nos desencaminharam para um jogo de poker! Escusado ser谩 dizer que eu ganhei, claro!!

O chefe da fam铆lia ofereceu-nos 2 estatuetas feitas por ele de cornos de vaca. S茫o horr铆veis, no entanto t锚m muito valor porque n茫o 茅 f谩cil de algu茅m conseguir c谩 vir 茅 muito menos ter uma igual!
Ele conhece o Cristiano Ronaldo, o Messi e o Neymar! Para ele, o Messi 茅 o n煤mero 1 (fartou-se de o dizer), o Neymar 茅 o n煤mero 2 茅 o Cristiano Ronaldo 茅 o terceiro! J谩 nos rimos que chegue 脿 conta deste senhor! O Diogo ainda conseguiu p么-lo a dizer para um v铆deo “o Porto 茅 o maior!” HAHAHAH!!!

Agora estamos a dormir num ger s贸 para n贸s (que sorte!! H谩 mais 3 camas no nosso ger!) numas camas com colch玫es t茫o duros como pedra! Vamos ver como acordamos amanh茫 das costas!
Ah!! Aqui de noite est谩 MUUUUIIIIITOOO FRIOOOOOO!!! Mas o c茅u 茅 t茫o estrelado que quase apetece dormir l谩 fora鈥 MENTIRA!! HAHAHAHAH!!! Quando passa vento (e passa v谩rias vezes) 茅 simplesmente insuport谩vel!

Ulanbaatar aka Ulaan Bator

A noite foi passada de forma intermitente. Acordamos v谩rias vezes com o frio e a 煤nica forma de controlar o frio era por mais lenha na salamandra. Para al茅m do frio, os c茫es ladravam sempre que ouviam um barulhinho e eu acordei muitas vezes para fazer xixi. O problema 茅 que para fazer xixi 茅 um filme. A casa de banho 茅 um casebre de madeira fora do ger, ou seja, sempre que 茅 preciso fazer xixi, o rabo congela! Para n茫o dizer outra coisa! Este casebre est谩 dividido em duas partes, numa fazemos no buraco no ch茫o, 脿 ca莽ador, noutra poder铆amos fazer numa sanita, se esta n茫o estivesse toda cagada!

Da primeira vez que tive vontade, ainda fui 脿 sanita, mas de noite (frio para xuxu!)聽acabei por fazer l谩 fora a olhar para as estrelas, com os c茫es a ladrar por me estarem a ouvir. Fomos para a cama eram 8h30 da noite, porque o jantar por estes lado 茅 servido 脿s 18h e depois da jogatina de poker, n茫o havia nada para fazer, principalmente porque eles n茫o falam ingl锚s.

A meio da noite acord谩mos com frio e o Diogo levantou-se para p么r mais lenha na salamandra聽e eu pensei que eram a铆 umas 6h da manh茫. Perguntei-lhe e ele disse “s茫o 23h!” Eu nem queria acreditar! Ins贸nias de f茅rias 茅 do pior! Mas l谩 voltamos a adormecer, at茅 acordarmos de novo com vontade de fazer xixi ou com frio. L谩 foi a vez de eu fazer xixi mesmo 脿 porta do ger para apanhar o m铆nimo de frio poss铆vel. Eu j谩 nem bebi 谩gua para n茫o ter vontade, mas o frio deve ser diur茅tico!

De manh茫, tomamos o pequeno almo莽o e fomos andar de cavalo! O pequeno almo莽o consistiu em p茫o, manteiga, compota, ch谩, leite e聽caf茅. Bem bom, para ser num ger! L谩 fomos andar de cavalo, logo a segui ao pequeno almo莽o. Bem, digo-vos que subir para o lombo do cavalo, n茫o 茅 tarefa f谩cil, principalmente porque temos vestido cal莽as de ganga e a roupa da neve por cima, o que limita bastante os movimentos. Mas l谩 consegui a muito custo subir para o cavalo e come莽amos a andar!

Correu bem melhor do que a 煤ltima vez que tinha andado a cavalo (em Petra, na Jord芒nia!). Dessa vez, o cavalo tinha uma porcaria de uma sela e desta vez, estes ricos cavalos estavam muito bem equipados. L谩 fomos n贸s, umas vezes a passo outras vezes a trote. O problema 茅 que o meu cavalo era bastante trapalh茫o e trope莽ava, sendo que uma vez, eu pensei que 铆amos os dois ao ch茫o! Coitadinho dele, at茅 bateu de joelhos no ch茫o duro! Mas foi espetacular e passei a adorar andar a cavalo! Ju, j谩 mudei de ideias: podes querer andar, que j谩 茅 fixe! Hahahahah!!! Brincadeirinha!

Quando chegamos ao ger, foi altura de almo莽ar (desta vez, arroz tipo risoto com os mesmos vegetais e carne, sem os noodles) arrumar tudo e vir embora. Despedimo-nos com muito afeto da Anna, a chefe de fam铆lia daquele ger e viemos embora. De seguida, fomos visitar a est谩tua do grande guerreiro mongol Chiggis Kan (l锚-se shijis can). Uma est谩tua enorme, em prata com uma espada de ouro na m茫o. Aqui, podemos experimentar a roupa t铆pica mongol e n贸s assim o fizemos. Tiramos fotos e tudo! Foi muito fixe!! Subimos 脿 cabe莽a do cavalo e depois fomos embora. Passamos por v谩rios monumentos e par谩mos no rio congelado e estivemos a “brincar” um bom bocado!

Eles deixaram-nos na casa da fam铆lia mongol que nos vai receber aqui em Ulaanbaatar. Um apartamento no centro da cidade, super confort谩vel e com聽uma casa de banho top! Pelo menos 茅 dentro de casa! Hahahahahah!!! Lanchamos com eles e depois fomos dar um passeio, mas depressa ficamos cansados, por causa do jet lag. Paramos num caf茅 para descansar e bebemos um caramel machiato (Diogo) e um smothie de iogurte (eu). Aproveitamos para pedir wi-fi e falar convosco.

A seguir fomos 脿s compras e j谩 compramos uns tecidos que eles usam c谩 para entregar nos templos e pedir desejos. Depois fomos ao supermercado para comprar coisas para comermos no comboio amanh茫, tipo chocolates, rebu莽ados, batatas fritas e amendoins! Ainda estivemos para trazer 谩lcool para nos divertirmos com o pessoal no comboio, mas a ressaca do dia seguinte ia-nos matar! O 谩lcool ficou na prateleira! Mas ainda encontramos Mateus Ros茅 por 18鈧 – baratinho!

O jantar foi muito bom! dumplings de carne, borrego cozido, arroz delicioso, batatas e vegetais cozidos. Eles servem-nos imensa comida e para eles tiram s贸 um bocadinho! Ficamos聽a abarrotar! Tomamos um banho delicioso e agora vamos para a cama.

Amanh茫, 脿s 6h30 j谩 estamos a partir de comboio para Pequim, para seguir para Cebu, nas Filipinas.

Finalmente vou conhecer a minha terra!

Mong贸lia, perspetiva de uma breve passagem

A Mong贸lia era uma fantasia que tinha j谩 h谩 bastante tempo. Terra que outrora fora um dos maiores imp茅rios do planeta e que se representava no meu imagin谩rio como um terreno in贸spito, de temperaturas extremas e pessoas simp谩ticas, apesar das adversidades. Foi exatamente isso que encontramos.

A Mong贸lia 茅 um dos maiores pa铆ses do planeta e tem apenas 3 milh玫es de habitantes sendo o pa铆s com menor densidade populacional do Mundo. Ulan Bator 茅 a capital mais fria do Mundo e as temperaturas no inverno batem nos -45 graus (n贸s tivemos sorte e apanhamos apenas -16graus, 2 dias depois de sairmos iam estar -31).

Apesar disso eles t锚m as 4 esta莽玫es do ano e no ver茫o t锚m 3 meses de inferno com temperaturas de 35graus positivos. A primeira sensa莽茫o que se tem ao chegar 脿 Mong贸lia 茅 que parece que se chegou a um congelador. Ir ao exterior 茅 o mesmo que entrar num congelador. No entanto o congelador pode ser mais quente. A temperatura normal de um congelador 茅 -18 graus e a temperatura m茅dia e sensa莽茫o t茅rmica no inverno 茅 -30 graus!

Uma grande parte da popula莽茫o 茅 n贸mada ou semi-n贸mada vivendo em gers, tendas de tecido e madeira com uma salamandra no centro que conseguem ser desmontadas em 30 minutos (茅 uma tenda complexa e n茫o entendo como conseguem ainda鈥). A maior parte da popula莽茫o n茫o n贸mada ou semi-n贸mada concentra-se nas grandes cidades. Os semi n贸madas deslocam-se para as grandes cidades quando os filhos precisam de ir para a escola e montam o ger na periferia em autenticas favelas de gers e pequenas casas em madeira ao estilo sovi茅tico. Essas zonas s茫o mais inseguras do que o resto do pa铆s, mas tamb茅m dificilmente s茫o visitadas por viajantes estrangeiros.

Qualquer pessoa que queira vir para a Mong贸lia tem direito, gratuitamente, a 1,7 hectares de terra 脿 sua escolha e o que quiser comprar 茅 realmente vendido a um pre莽o muito barato.

Fica a sugest茫o para amantes da natureza que estejam a ficar loucos com o mundo ocidental e se queiram refugiar e viver de uma forma ancestral e isolada do mundo num ambiente hostil, meteorologicamente falando. Apenas a meteorologia e os pol铆cias corruptos s茫o hostis por aqui. As pessoas s茫o o melhor deste pa铆s! S茫o rodeadas de russos e chineses e mesmo assim de uma simpatia e um acolhimento surpreendente e incompar谩vel.

Fomos recebidos em suas casas sempre com um sorriso e a darem-nos o que tinham de melhor. 脌s refei莽玫es comiam uma pequena por莽茫o para nos poderem dar uma por莽茫o normalmente o dobro da deles e com tudo o que de melhor tinham. Al茅m disso n茫o paravam de trazer coisas para a mesa.

As duas fam铆lias que nos receberam deram-nos uma lembran莽a da Mong贸lia: primeiro deram-nos duas estatuetas feitas a partir de cornos de vaca com forma de peixe e a segunda fam铆lia deu-nos um CD do filho que toca um instrumento tradicional mongol e que neste momento vive em Los Angeles onde d谩 espet谩culos! Fizeram-nos sentir em casa e apesar de nenhuma das fam铆lias falar ingl锚s fizeram sempre um esfor莽o enorme por comunicar o melhor que conseguiam e nos fazer sentir bem e parte deles.

A Mong贸lia ainda vive na sombra das glorias do passado long铆nquo, tal como n贸s portugueses, e do seu grande imperador e conquistador Chingis Kan. O homem era atroz e um verdadeiro sanguin谩rio e ao nosso jeito tamb茅m ningu茅m na popula莽茫o conhece o seu lado negro dizendo apenas que ele era glorioso, virtuoso, inteligente e corajoso. Vasco da Gama era igual鈥

Mas n贸s temos mais cromos nesta caderneta e n茫o apenas um majestoso imperador gigante em prata a cavalo e com cara de mau no meio de um vale vazio. Falo da gigantesca estatua do Chingis Kan que 茅 a maior do Mundo no seu g茅nero e poderia muito bem figurar num dos epis贸dios do Senhor dos An茅is.

Come莽o a achar que os grandes l铆deres n茫o t锚m defeitos e s茫o todos virtuosos e detentores de qualidades e superpoderes: j谩 li sobre isso na “dinastia” Kim da Coreia do Norte (em breve saberei mais!) Por falar em Senhor dos An茅is, a Mong贸lia me faz lembrar aquele povo que tinha os cavalos no segundo epis贸dio.

As paisagens s茫o iguais (montanhas, neve, tundra) e realmente isto 茅 um para铆so para os nossos amigos equ铆deos. Por toda a paisagem se v锚m in煤meros grupos de cavalos selvagens que vivem livremente. Tamb茅m se v锚m bastantes aves de rapina como abutres e 谩guias reais, corvos, pegas (aves!), c茫es vadios de pelo comprido por todo o lado e camelos selvagens, sobretudo 脿 medida que caminhamos para sul, junto ao deserto de Gobi. 脡 com bastante frequ锚ncia que se v锚m esqueletos c茫es, vacas, camelos e cavalos rec茅m comidos por abutres e corvos at茅 ao tutano. O animal selvagem mais perigoso 茅 o lobo, mas tamb茅m existem raposas e leopardos das neves. O pa铆s tem 41 parques naturais.

Mas n茫o 茅 s贸 de glorias que o pa铆s viveu. O s茅culo XX trouxe a boa nova do comunismo e este povo passou muito mal. Monges foram perseguidos e capturados at茅 脿 morte. Estivemos numa caverna onde, reza a lenda, estiveram escondidos 1000 monges. Acho muito dif铆cil de terem estado l谩 ao mesmo tempo. Aquilo tinha no m谩ximo espa莽o para 100.

A heran莽a sovi茅tica est谩 muito presente na arquitetura, com os t铆picos edif铆cios do estado, as grandes avenidas ou os apartamentos agrestes onde enfiam as pessoas. Ulan Bator 茅 igual a diversas cidades russas da atualidade, com a exce莽茫o da periferia que tem os exclusivos gers que lhe d茫o uma assinatura mongol. J谩 tem um centro da cidade com edif铆cios espelhados e nota-se bem a diferen莽a entre os grupos sociais. Praticamente n茫o existe classe m茅dia.

A polui莽茫o est谩 bem presente e traduz-se numa nuvem castanha que paira sobre a cidade, em grande parte devido 脿s grandes chamin茅s das esta莽玫es geot茅rmicas e da combust茫o do carv茫o que aquecem a cidade durante o g茅lido inverno. Escrevem em alfabeto cir铆lico e algumas palavras s茫o comuns embora o dialeto seja muito diferente e gutural. Resumidamente parecem uns fanhosos a falar mas nunca em nenhum dos pa铆ses que visitamos at茅 ent茫o ouvimos este tipo de dialeto e sons que emitem.

Adoramos visitar este pa铆s e recomendamos vivamente que o fa莽am. 脡 genu铆no e acolhedor. Para quem gosta de caminhar e contactar com a natureza h谩 diversas agencias locais que organizam visitas aos diversos parques do pa铆s durante 7 a 15d.

N贸s tivemos exatamente aquilo que procur谩vamos: contacto com as fam铆lias e dormir num ger. Neste preciso momento estamos a bordo do transiberiano, na por莽茫o mais bonita do trajeto (segundo dizem) de Ulan Bator at茅 Pequim, atravessando o deserto de Gobi e o norte da China. 脡 mais um sonho tornado realidade e as 26h de viagem v茫o ser um primeiro teste para ver se aguentamos a viagem de 7d de Moscovo at茅 Vladivostok. At茅 breve, a internet n茫o 茅 frequente para estes lados.

Mong贸lia – dicas

Hotel Mong贸lia

Ficamos com uma fam铆lia num gher nas montanhas e com uma fam铆lia em Ulan Bataar.

Planeie a sua proxima Viagem

LinkedIn

Descobre mais Di谩rios de Viagem

No data was found

Deixe uma resposta

O seu endere莽o de email n茫o ser谩 publicado. Campos obrigat贸rios marcados com *