Sobre Nós
Mergulho
Videos
Top Viagens
Trabalhe Connosco

EQUIPAMENTO DE MERGULHO

Escolher o equipamento certo para mergulho pode ser uma dor de cabeça e por vezes muito confuso. Vamos ajudar-te a simplificar as coisas para que consigas equipar-te com material útil e que não te deixe ficar mal. Lê abaixo o que deves comprar e o que não é assim tão necessário.

1º – MÁSCARA DE MERGULHO: uma boa máscara de mergulho é essencial para que não deixe entrar água e que seja resistente ao sol, sal e intempéries. No entanto, qualquer máscara que compres vai precisar de ser preparada para que não embacie e não te impeça de ver tudo debaixo de água. Primeiro pega num isqueiro e com a chama a tocar levemente do vidro da máscara, vai passando abanando a chama e percorrendo toda a área do vidro, sem tocares na parte de plástico que facilmente derrete. O vidro vai ficar preto, mas não te assustes. É normal. Faz isto por fora e por dentro, umas 3 a 4 vezes, lavando o vidro entre as passagens. A seguir, põe pasta de dentes (do tamanho de uma noz) e esfrega bem o vidro com os dedos, por dentro e por fora novamente. Repete este procedimento umas 3 a 4 vezes para garantir que consegues remover o filtro que vem de origem com a máscara. Este filtro vai embaciar em contacto com a água e não vais ver nada. Nós nunca usamos as máscaras disponíveis nas escolas de mergulho por não sabermos o estado das mesmas. Mais vale jogar pelo seguro e ter este item na nossa check list de equipamento de mergulho a levar em viagem.

2º – BARBATANAS: pode parecer estúpido, mas é importante que compres umas boas barbatanas que te permitam nadar com alguma velocidade e eficácia para que não fiques para trás no teu grupo de mergulho. Quanto mais moles, menos eficazes. Quanto mais duras e compridas, mais velocidade, mais atrito e mais eficiência. Não compres umas que te fiquem demasiado apertadas, nem largas. Compra umas do teu tamanho e que se abanares o pé com força, não te saia disparada. Dentro de água vão te sair com mais facilidade do que julgas.

Filipa com tubarão baleia em Oslob, Filipinas.

3º – FATO DE MERGULHO (WETSUIT): esta peça podes optar por não comprar. Nós não compramos e alugamos nos destinos, porque depende muito da temperatura da água. Quanto mais fria for a água, mais espesso deverá ser o fato e quanto mais quente, mais fino será o fato e podes até mergulhar sem fato. Atenção que isto altera o teu peso e podes precisar de compensar com mais ou menos peso adicional. Relativamente à cor do fato, é completamente indiferente. Compra o que gostares mais, afinal é para tua diversão. A cor mais comum é preto ou azul escuro, mas se fizeres uma pesquisa rápida no google, vais ver que até cor de rosa existe.

4º – LANTERNA: esta é uma peça essencial para a tua lista de equipamento de mergulho, na nossa opinião, e que te vai ajudar a melhorar consideravelmente as tuas fotos. Sem lanterna a luz é reduzida à medida que vais aumentando a profundidade, pois a luz do sol é filtrada consoante a visibilidade, determinada pela quantidade de impurezas e plancton existentes na água. A lanterna vai equilibrar a luz, as cores e as tuas fotos vão ficar muito melhores. Mas para comprares a lanterna tens de ter atenção:

4.1 à profundidade que ela pode ir.

4.2 à estanquicidade dela.

4.3 aos lumens! Compra sempre acima de 1.500 sendo que 2.000 é o ideal. As nossas 2 lanternas têm 4.000.

4.4 à abertura de luz, pois quanto mais apertado for o feixe menos área vai iluminar. Recomendamos que seja 120º para iluminar melhor a área e não teres um ponto sobre exposto nas tuas fotos onde a imagem fica “queimada” e não vês nada.

4.5 a capacidade de duração da bateria. Nós temos 2 baterias que temos de carregar todos os dias de mergulho, porque uma bateria acaba a cada mergulho, mesmo que poupes a bateria e a desligues sempre que não a estejas a usar, dica super útil para que não fiques sem bateria na lanterna no início do mergulho.

4.6 a cor da luz. Sendo que 100 equivale à luz natural, deves procurar uma lanterna que seja similar à luz natural. Também é importante que a tua lanterna tenha a função “red light” que vai dar um tom mais natural às tuas fotos. Debaixo de água ( e quanto mais fundo fores, pior) tudo fica azul. A luz vermelha vai compensar essa quantidade de azul e vai balancear os tons.

4.7 o peso da lanterna vai ajudar-te não só a poupar dinheiro nas malas, mas também vai ajudar-te a não dares cabo das tuas costas. Não escolhas uma lanterna que seja demasiado pesada… não te esqueças: vais ter de a carregar!

Afasta sempre a lanterna o suficiente para não cegares os peixes e para que não seja demasiada luz para a foto. Aqui vai ser tentativa erro, porque tudo depende da profundidade a que estás e da quantidade de luz da tua lanterna.

Dauin, Negros – Filipinas

5º MÁQUINA FOTOGRÁFICA: é claro que a lanterna pouco serve se não tiveres uma máquina para fotografar. É claro que te ajuda a ver melhor, mas a máquina fotográfica é essencial na lista de equipamento de mergulho. Nós usamos a Canon G7X com uma caixa estanque da Fantasea para 60 metros de profundidade. É super prática de usar e tira excelentes fotos! Vê o nosso instagram para comprovares!

6ª LUVAS E PÉS: se estás a pensar em mergulhar em água fria, como em Portugal (a Filipa considera que menos de 25ºC é água gelada), equipa-te com luvas e pés e se achares necessário um gorro (que também é super útil para quem tem cabelo comprido que vai andar sempre à frente dos olhos). O gorro pode ser fino ou grosso.

7º UMA APONTADOR DE METAL: dica super útil! Se quiseres chamar alguém, não podes gritar porque tens um bocal dentro da boca e o som que fizeres não se vai ouvir. Se tiveres um apontador de metal podes bater com ele na garrafa de ar que carregas nas costas e o som vai-se propagar muito melhor. Tem obrigatoriamente ser de aço inoxidável se não quiseres que fique cheio de ferrugem na primeira utilização. É uma excelente peça para apontar para os peixes que vês e às vezes até para te ajudar no equilíbrio ou para evitar de ires contra o coral com uma corrente. O nosso tem uma ponta amarela, caso nos caia da mão é mais fácil de encontrar.

8º SALSICHA DE SEGURANÇA: nós só compramos isto há pouco tempo porque normalmente o guia anda sempre com uma para sinalizar o barco. Quando o mergulho está quase a chegar ao fim, ele enche a salsicha de ar e deixa-a subir até à superfície, facilitando o trabalho a quem está à nossa espera no barco. Assim, enquanto nós fazemos a paragem de segurança, o barco vem ter ao sítio onde estamos para quando subirmos podermos entrar para o barco sem sermos arrastados com a corrente. Também é essencial no caso de te separares do grupo e teres de subir sozinho para assinalares ao barco que estás separada do grupo. Aqui deves proceder da mesma forma que o guia procedeu.

Rangiroa, Polinésia Francesa

9º BCD (buoyancy compensation device): Se pretenderes fazer uma viagem em que sabes que vais fazer muitos mergulhos, compensa-te teres este colete para poupares dinheiro do aluguer no destino. Mas lembra-te que vais precisar de uma mala grande e que vai ficar pesada, por isso tens de fazer bem as contas do valor do aluguer do bcd, barbatanas e fato de mergulho versus o extra que vais ter de pagar pela tua mala de porão.

10º PESOS E GARRAFA: este equipamento é alugado quase sempre no destino. Há quem tenha os seus próprios pesos, mas na nossa opinião não faz muito sentido encher a mala com peso extra, se por pouco dinheiro podes alugar no destino. A garrafa é sempre alugada e enchida no local.

Nós ainda mergulhamos com um golfinho (Filipa) e um tubarão (Diogo) de plástico, preso ao nosso bcd, assim somos mais fáceis de identificar… somos sempre quem tem um boneco a pairar em cima da cabeça!

Esperamos ter sido úteis para te ajudar nas tuas decisões relacionadas com a compra do equipamento de mergulho. Se quiseres ver os nossos vídeos de mergulho, espreita o nosso canal do YouTube! Se tens curiosidade sobre quais são os melhores destinos de mergulho, vê o nosso artigo sobre o nosso top 10 de destinos de mergulho.

Se tiveres alguma sugestão ou se houver algum equipamento de mergulho que nos tenhamos esquecido, deixa nos comentários abaixo.

Planeie a sua proxima Viagem

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Descobre mais Diários de Viagem

No data was found

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.