Karbala

Julho 2021

Seguimos em seguida para norte a caminho de outra cidade sagrada, Karbala.

Najaf foi o destino mais a sul desta aventura. Depois de mais alguns check points chegamos ao centro da cidade. O mesmo caos urbanístico ladeado por lojas e restaurantes. A cidade é sagrada e o local onde um dos mais importantes descendentes de Maomé está enterrado, o Iman Hussein, e também o seu irmão.

Depois de almoçarmos um tenro borrego inesquecível, refugiamo-nos no quarto para nos protegermos do calor. O deserto está aqui perto e o vento continua a queimar os olhos. Nunca estivemos num sitio assim tão quente.

Ao final do dia, já vestidos de acordo com as regras, dirigimo-nos às mesquitas. O calor continua insuportável, não há tréguas por estes lados. 

Os diversos checkpoints fazem-nos sentir seguros, segundo o Abdul, nunca houve e é impossível haver qualquer atentado aqui tal é o nível de segurança. O Cristiano continua a ser o free pass e desmonta o ar sério dos soldados.

Na praça principal, a multidão junta-se. Aqui vemos o verdadeiro Islão, da família, da alegria, da paz. Todos estão felizes e alinham-se em frente às mesquitas para tirarem fotos.

Estamos num dos locais mais importantes do Islão, o equivalente a Fátima. No interior, a mesma histeria e devoção de Najaf. A arquitetura é a mesma. Todos beijam a porta de ouro da entrada. O Iman protege-os das doenças, incluindo do Covid.

Os doentes aproximam-se do túmulo para serem abençoados e ficarem curados, tocando e beijando as grades prateadas que o ladeiam. Alguns vão suportados aos ombros de familiares.

Cá fora, foi tempo de interagirmos com os locais. Eu não posso falar diretamente com as mulheres e muito menos tirar-lhes fotos, por isso a Filipa, com a tradução do Abdul, falou com as mulheres e terminou com uma ou duas fotografias.

Relativamente aos homens, os papéis inverteram-se, foi a minha vez. No final, obtivemos um conjunto de conversas doces e curiosas, com fotografias à mistura. Foi muito bom conhecer este devoto Iraque.

Ainda não acredito que estou aqui, várias vezes tenho que me relembrar de onde estou e sorrio. Estamos mesmo em pleno Iraque e a adorar. Se as pessoas soubessem como este país é incrível

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Discover more Travel Diaries

Julho 2021

Erbil

Julho 2021

Kirkuk

Julho 2021

Najaf

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *