DICAS PARA UM MERGULHO EFICIENTE

Mergulhar aparenta um bicho de sete cabeças, mas é mais fácil do que parece… Pode ter algumas técnicas, alguns truques e requer tempo para adaptação. No entanto, facilmente essa adaptação acontece. Não é um hobby que requeira muita prática, como por exemplo, o surf, que exige muitas idas ao mar, aprender técnicas, aperfeiçoar movimentos, posições, etc. Mas o mergulho é bastante mais simples!

Mas então o que é preciso para melhorar um mergulho? 

PRIMEIRO:

O mais importante para um bom mergulho é a flutuação e sim, isso exige algum treino. Para mergulhares é necessário levares peso extra contigo, para garantir que afundas e que não ficas a boiar na superfície. Os pesos, em conjunto com a garrafa de ar e o equipamento que levas, vai garantir que não percas pitada no mergulho. Agora, a perguntar passa por saber como é que paras de afundar e o que precisas fazer para treinar a flutuação… o teu BCD (o colete que fica anexado à garrafa) está ligado à garrafa de ar e tens um botão que permite encher o BCD com ar. Isso vai compensar o peso todo que levas contigo. Depois é só uma questão de treinares quanto ar tens de colocar no BCD para que não afundas mais.

Problema? O ar que colocas nos pulmões funciona também como ajuda para flutuar, por isso terás de contar com esse ar também e não encher os pulmões com demasiado ar ao respirar, senão vais andar sempre para cima e para baixo, o suficiente para andares a bater em todo o lado, inclusive no chão (situação a evitar).

SEGUNDO:

Ter uma boa máscara e boas barbatanas! A máscara quando a compras vem com uma película que tens de retirar e para isso tens de esfregar com pasta de dentes, mas podes ler mais sobre isso aqui. As barbatanas vão te ajudar a seres mais eficiente. Quanto mais longas, mais depressa nadas e com menos esforço. Isso vai ajudar-te a consumir menos ar da garrafa, que vai permitir que o teu mergulho dure mais tempo.

TERCEIRO:

Respirar devagar é essencial para poupar ar na garrafa. Tenta respirar como respirarias cá fora, de forma subtil e quase imperceptível. Quantas vezes ao dia te apercebes que estás a respirar? Aposto que poucas ou nenhuma… pois bem, debaixo de água deve ser igual. Problema? Respirar debaixo de água faz muito barulho e torna-se muito difícil distraíres-te disso. O nosso conselho é concentrares-te no que estás a ver e respirar bem devagar e tranquilamente. Um mergulho deve ser um momento tranquilo.

QUARTO:

Talvez uma das coisas mais importantes, é manteres o teu equipamento em bom estado. Faz as revisões anuais e mantém tudo num sítio seco, sem humidade e com uma temperatura amena. Claro, isto só é válido se tiveres o teu próprio equipamento. Se não tens, faz questão de saber se o equipamento da empresa onde estás a alugar, tratou disso, antes do teu mergulho. Já nos aconteceu uma garrafa rebentar e soltar o ar todo em poucos segundos. Não é uma situação agradável e deve ser evitado, obviamente.

Esperamos que com estas pequenas dicas, consigas melhorar o teu mergulho e aproveitar ainda mais estes momentos tão especiais, cumprindo as regras para um bom mergulho.

Se quiseres ver os nossos vídeos de mergulho, espreita o nosso canal do YouTube! Se tens curiosidade sobre quais são os melhores destinos de mergulho, vê o nosso artigo sobre o nosso top 10 de destinos de mergulho.

Para saberes mais sobre nós, segue-nos:

Fica a par das nossas últimas aventuras

Partilha o artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *