COMO TIRAR BOAS FOTOS NO MERGULHO

Para conseguires tirar boas fotos, o mais importante é teres uma boa máquina. Nós compramos recentemente a Canon G7X e estamos super satisfeitos com ela. É super fácil de usar, fácil de mudar entre perfis durante o mergulho e de ajustar os vermelhos e azuis debaixo de água. Mas esta máquina exige uma caixa estanque. Nós compramos a FantaSea que dá para ires até 60 metros. Existem outras máquinas e caixas, mas depois de muito estudar (sobre a própria máquina, sobre as funções, preços, peso e tamanho) chegamos à conclusão que esta era a melhor para aquilo que pretendíamos gastar.

As lanternas também são importantes para captar e evidenciar as cores debaixo de água.

Segundo, tens de ter uma boa flutuação! Lê mais aqui sobre este tema para aprenderes como fazer isto e aprende como isto te pode ajudar. Se andares sempre a subir e a descer, a bater em todo o lado e com a máquina sempre a mexer, não vais conseguir tirar as fotos que queres e os vídeos vão ficar todos tremidos e ambos desfocados.

Estica os braços quando fores filmar. Ajuda a estabilizar a filmagem e não vais tremer tanto. Mas o ponto anterior tem de estar bem alcançado. Se não conseguires estabilizar a tua flutuação, não há técnica que te salve.

As fotos mais aproximadas dos peixes tendem a ficar melhor e captam mais o interesse das pessoas. Mostras melhor as cores, pois a luz está mais perto do que estás a fotografar e isso vai fazer com que as cores dos corais e dos peixes se evidenciem e fiquem melhor na foto.

Não tires fotos só aos peixes! Aproveita para fotografar os corais e de preferência, tira fotos a peixes e a corais na mesma foto. Todo o eco sistema, com os peixes ao lado dos corais dão as melhores fotos!

Estamos na era dos vídeos, por isso não te esqueças de fazer muitos vídeos, que acabam por captar melhor os movimentos e a interação entre todos os elementos subaquáticos. Os teus vídeos vão ganhar mais vida e mais cor, mais conteúdo.

Estuda bem os planos, a direção para onde apontas a câmera, para teres a certeza que esse é o melhor plano. Às vezes, tirar foto debaixo para cima funciona melhor do que na horizontal. Os primeiros mergulhos com o objetivo de tirar fotos vão servir para testares técnicas, planos e luz. É normal.

Com correntes no local, tudo fica mais difícil e nesse caso mais vale assumir e mudares a tua estratégia e fazeres fotos mais afastadas e vídeos em movimento, enquanto te deixas levar com a corrente. Lutar contra a corrente não te vai facilitar as fotos e os vídeos… muito pelo contrário, vai fazer com que gastes mais ar e não te vai estabilizar.

Se ao mergulhares vires que a visibilidade é fraca, não te esforces muito por fotografar elementos que estejam longe de ti, mais do que 2 metros e a foto ou vídeo vão ficar uma porcaria. Aproveita para usufruir de um mergulho relaxado e apenas desfruta do momento.

Se quiseres ver os nossos vídeos de mergulho, espreita o nosso canal do YouTube! Se tens curiosidade sobre quais são os melhores destinos de mergulho, vê o nosso artigo sobre o nosso top 10 de destinos de mergulho.

Para saberes mais sobre nós, segue-nos:

Fica a par das nossas últimas aventuras

Partilha o artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *